15 de novembro de 2005

.::FELIZ DIA DO PROFESSOR::.


"Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor assim, não morre jamais..."

Rubem Alves




Escute uma mensagem especial para você professor! Visite o endereço abaixo:

http://www.mensagensvirtuais.com.br/msgs.php?category=24&id=588

.::PARABÉNS PROFESSOR::.

.::Eu sou um professor::.

E a quem devo agradecer pela vida maravilhosa que tenho?

John W. Schlatter*

Eu sou um professor ...

Nasci no primeiro momento quando uma pergunta saltou da boca de uma criança.

Tenho sido muitas pessoas em muitos lugares.

Sou Sócrates, estimulando a juventude de Atenas a descobrir novas idéias usando perguntas. Sou Anne Sullivan, tamborilando segredos do universo sobre a mão estendida de Hellen Keller. Sou Esopo e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas histórias. Sou Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto brasileiro. Sou Ayrton Senna, que transforma sua fama de herói esportista em recursos para educar crianças em seu país. Sou Anísio Teixeira, na sua luta para a democratização da educação para que todas as crianças brasileiras tenham acesso à Escola.

Os nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria da fama da humildade: Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emília Ferreiro, Moisés, Jesus.

Eu sou também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educaram.

Já chorei de alegria nos casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento de seus filhos e me peguei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto a sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais.

No decorrer de um dia, já fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico, treinador; tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro; fui motorista de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião de fé..

Apesar de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive nada a ensinar aos meus alunos, porque o que eles de fato têm de aprender é quem eles são. E eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é..

Eu sou um paradoxo. Quanto mais escuro, mais alta se faz ouvir minha voz. Quanto mais estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos, mais tenho para oferecer-lhes.

Riqueza material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros, dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes enterrado sob o sentimento do fracasso.

Sou o mais afortunado dos trabalhadores.

Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades sólidas.

Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.

Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados: a inteligência, a curiosidade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar minha trincheira.

*John W. Schlatter é um ex-professor americano.
Seu poema foi extraído do best seller Chicken Soup for the Soul (Canja de Galinha para a Alma),
de Jack Canfield e Mark Victor Hansen.

Retirado do blog http://cidadaniadigital.blogspot.com/).

.::SEJA BEM-VINDO!!!::.


Temos uma mensagem para você!

Clique na figura abaixo para visitá-la:






Deixe sua mensagem de boas vindas para o grupo clicando nos Comentários:

.::BATE-PAPO::.

- Qual sua expectativa em relação ao curso?

O curso fala sobre o estudo dos gêneros textuais através das tecnologias de informação e comunicação. A partir disto:

- Em que situações você utiliza os Gêneros Textuais?
- Qual a sua relação com as tecnologias da comunicação e informação (TICs)?

.::LENDO UM POUCO... ::.



O principal desafio da educação brasileira, para as próximas décadas, é o da qualidade. Uma educação bem sucedida deve conjugar um fluxo escolar regular com o progresso cognitivo dos estudantes, efetivando o pleno desenvolvimento de habilidades e competências em todos os componentes curriculares.
Para que tais habilidades sejam desenvolvidas plenamente é importante dotar os docentes das competências para o seu ensino, incluir atividades desta natureza no material didático e prever a melhor forma de avaliar o progresso dos alunos. É o aprender a ler.
Uma etapa necessária é a do letramento, ou seja, o desenvolvimento da capacidade dos estudantes em utilizar a linguagem escrita e ler, com competência, textos de gêneros variados. É o ler para aprender.

Texto adaptado do site do Inep



GÊNEROS TEXTUAIS

A prática de redação nas escolas da maneira como está sendo realizada há muito tempo não dá conta das diferentes práticas sociais da fala e da escrita.

O conceito de gênero também está sendo revisado. Alguns autores preferem chamar os gêneros tradicionais de tipos ou seqüências textuais. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) a concepção tradicional de gêneros é substituída por seqüência. A noção de seqüência amplia os gêneros - tradicionalmente narrativo, descritivo e argumentativo - para expositivo, conversacional e injuntivo (ou instrucional).

Os gêneros são estruturados em torno de três aspectos caracterizadores: conteúdo, estilo e construção composicional. Os instrumentos com os quais a sociedade legitima sua prática discursiva e atua nos diversos domínios da atividade humana são os gêneros. O conhecimento do gênero é uma ferramenta muito importante para quem trabalha com textos, seja no ambiente escolar, seja no ambiente profissional.

Cabe ao professor propor atividades com diferentes gêneros e diferentes destinatários enfocando os efeitos comunicativos. Sem isso, a escola continuará com produções textuais artificiais, executadas como tarefa escolar, destinadas a um único leitor: o professor avaliador.

PRODUÇÃO TEXTUAL E TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO


A evolução da tecnologia da comunicação propicia o surgimento de novos gêneros e a adaptação de outros para o meio eletrônico. Novas estratégias de seleção e distribuição do conteúdo são empregadas e novos recursos lingüísticos são criados para agilizar a transmissão de informações no ambiente virtual.

A internet é a mídia mais aberta e descentralizada e, por isso, muitas vezes, parece ameaçadora. Nela há liberdade para dizer o que quer, conversar com quem quiser, oferecer serviços, entre outras possibilidades.

BLOG


No universo da internet, a partir da década de 90 surgiram os primeiros serviços gratuitos para a publicação de ciberdiários, os blogs. Blog é uma espécie de diário virtual que é atualizado com regularidade.

O blog pode ser utilizado como ferramenta no processo de aprendizagem pois nele é oferecido um espaço de diálogo onde são construídas redes sociais e redes de saberes. Os blogs têm várias finalidades e proporcionam a publicação de pequenos textos que podem ser lidos e comentados.

Sete motivos para um professor criar um blog


Segundo Emília Ferreiro "A escola tem tradição de resistir às inovações tecnológicas, quaisquer que sejam elas. Mas a resistência tem que acabar." Ela afirma ainda que possui um site onde há uma oficina de criação literária com o objetivo de desenvolver atividades diferentes das realizadas em sala de aula, mas que possam também ser utilizadas em sala de aula.

Nas atividades de produção de texto, o uso do computador permite a revisão de textos (próprios ou de outros) o que ajuda a formar um produtor autônomo. Quanto mais escrevemos, mais conscientes ficamos da necessidade de revisar nossa produção. Além disso, Emília lembra outra vantagem do uso das novas tecnologias: a revisão,que costuma deixar o texto borrado e sujo, no computador, mesmo após várias leituras e correções, o resultado é sempre limpo!

"Ruim na internet, pior fora dela." O ensino da leitura e da escrita precisa atender os diferentes gêneros textuais e quando os alunos terminarem seus estudos precisam estar aptos a produzir e compreender as muitas formas de escrita.

Texto produzido pela professora Luana
baseado em pesquisa na Internet.

.::VISITANDO BLOGS::.

Existem muitos tipos de blogs: diários, jornalísticos, literários, culinários, turísticos, de fofocas, curiosidades, etc... Como bons professores, transformamos os blogs em ferramenta didática!

Confira alguns deles:

http://vidassecascolbachini.zip.net/
Excelente blog da mesma professora de português para trabalhar com os alunos do ensino fundamental.

http://fatimafrancohistorinhas.weblogger.terra.com.br/index.htm
Maravilhoso blog de uma professora para trabalhar com os pequeninos do ensino fundamental

http://trocandoletras.zip.net/
Blog de três professoras que publicam suas atividades.

http://palavraaberta.blogdrive.com/
Blog com publicações de trabalhos de alunos de todo o país.

http://geocities.yahoo.com.br/info_caxias/links_blog.htm
Links para blogs de interesse dos professores.

http://www.google.com.br/blogsearch?hl=pt-BR
Site de busca específico para blogs.

Depois de tudo o que vimos hoje, o que você tem a dizer? Deixe aqui seu comentário:

Começando a blogar

Todos já navegaram e conheceram alguns blogs. Agora vamos ler e refletir sobre o seu uso na educação.

Visite o OFICINA DO BLOG


.::Se você quiser ler mais um pouquinho::.


>> O óbvio e o indispensável que você precisa saber sobre blogs

>> Dicas curtas e grossas, pra quem não deseja perder muito tempo lendo textos mais longos





A partir da leitura vamos comentar sobre nossos pontos de vista:

1. O que você pensa sobre o uso dos blogs na educação?

2. Como nós, educadores, podemos usar este novo suporte de informação para alcançar nossos objetivos dentro do processo de aprendizagem?

3. Você concorda que "levar o recurso dos blogs para a escola pode representar um salto na capacidade de comunicação dos alunos"?

Criando blogs

Agora chegou a hora!!! Vamos criar nossos blogs!


Blog vem do termo inglês WebLog, cujo significado atual é algo como "diário da web". Existem diferentes tipos de blogs. Aqueles que contam sobre a vida do autor, os que fazem piadas, outros que servem como fonte de informações, etc. Blog é tudo aquilo que usa o sistema de Blogging, que se baseia em uma um site com uma única página, com textos organizados em posts. Mas se explicações técnicas não lhe agradam, crie o seu agora mesmo e descubra, verdadeiramente, o que é essa nova revolução da internet.

.::Para criar seu blog no Weblogger::.

1- Entre na página do weblogger

2- Cadastre-se com um usuário e senha, clique em OK.

3- Preencha seu nome, sobrenome, e-mail e marque a caixa "Aceito o termo de uso", clique em CADASTRAR. Você deve confirmar a mensagem na sua caixa de e-mail.

4- Coloque um título, uma breve descrição e o endereço que você quer para que as pessoas cheguem ao seu blog.

5- Escolha o modelo (temporário) de template e clique em CRIAR WEBLOGGER.

.::DICA::.

Para acessar seu blog entre na página do weblogger com seu login e senha e clique no seu blog que aparecerá no canto direito.

.::Dicas e dúvidas frequentes do Weblogger::.

Para esclarecer suas dúvidas clique no link abaixo:




Agora vamos trabalhar:

a)Escolha um gênero de sua preferência.
b)Pesquise sobre sua estrutura, utilizando a internet como recurso.
c)Organize o material em seu blog.
d)Elabore atividades que possibilitem ao aluno produzir textos com o gênero escolhido.